EPSI
EPSI – Espaço Psicanalítico – formalmente fundado em abril de 1999 por Ivone Vita e Neuma Barros, é uma instituição psicanalítica voltada para o atendimento clínico, desenvolvimento de atividades de estudos, pesquisa, consultoria, ensino e transmissão da psicanálise. As raízes da sua constituição se encontram registradas em documento elaborado por suas fundadoras “Cuidar de gente: um desejo, um desafio”, no qual estão elencados os propósitos de:
- oferecer atendimento clínico, baseado no dispositivo da escuta psicanalítica, concernente com as singularidades de cada sujeito que busca alívio ou solução para seu sofrimento.
- proporcionar um espaço de reflexão e de pesquisa, de forma a contribuir na transmissão de conhecimentos baseados na pluralidade teórica e na prática clínica vivida através de publicações e da realização de cursos de especialização, de formação e aperfeiçoamento.
- assegurar a seriedade e o respeito ao que é instituído pela psicanálise, um compromisso ético, mantendo o princípio de sustentar a pluralidade teórica e postura crítica de forma a considerar a realidade social.
A estrutura e funcionamento do EPSI integram as seguintes áreas de trabalho:
- CLÍNICA – Atendimento clínico de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casal e família
- UNEPSI – Ensino, Pesquisa e Transmissão da Psicanálise – Cursos, grupos e núcleos de estudo e publicações
- AEPSI – Associação Psicanalítica EPSI – Seminários de Estudo, colóquios e jornadas científicas
- EPSI Cultural – CINEPSI e CALDO CULTURAL – Cinema, psicanálise e eventos culturais
- REVIVER – Consultoria