Grupos de Estudos

  • Grupo Adoptare

    • Coordenadora: Ana Cananea

Desde o inicio, do EPSI–Espaço Psicanalítico, ocorreram inúmeras discussões entre profissionais ligados à clínica de crianças e adolescentes, voltadas para a questão da adoção. Em 2010, profissionais ligados ao trabalho com crianças e adolescentes constituíram um grupo de estudos e debates sobre esta temática. Posteriormente formatado na modalidade de seminário, o grupo convidou para integrá-lo outros profissionais interessados e a equipe da Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça/PB com a qual veio a formar, tempo depois, uma parceria de trabalho. Tal parceria objetivava contribuir, mais sistematicamente, com aqueles envolvidos diretamente com a adoção – instituições, pais, crianças, adolescentes, familiares – através da realização de atividades teóricas-práticas. No processo de desenvolvimento das discussões empreendidas, o grupo passou a ser denominado Grupo Adoptare, definindo como sendo suas atividades, o atendimento a pais candidatos, pais ou filhos adotivos, a realização de oficinas interativas, de cursos; palestras para pais e família. Organizou-se, ainda, um Programa de Acompanhamento que abarca todo o processo de adoção.

 

  • Grupo de Estudos – Psicanálise e Literatura

    • Coordenadora: Graça Bandeira

Criado em 2015, reúne pessoas interessadas na interlocução Psicanálise e Literatura. Tal relação está na gênese da Psicanálise inventada por Freud.

 

  • Roda de Conversa – Estudos Temáticos

    • Coordenadora: Graça Bandeira

Criado em 2017, nasceu do desejo de conhecer o movimento fundador que levou Freud a inventar a Psicanálise. Acompanha-se a evolução da invenção da Psicanálise no pensamento de Freud através dos estudos  da Correspondência Completa de Sigmund Freud a Wilhelm Fliess -1887/1904